NOTÍCIAS

A imagem mostra um navio atracado no porto, com guindastes movimentando e organizando contêineres na carga e descarga

Movimentação no Porto de Santos sobe 20% em 2021

Considerado o maior porto do país em movimentação de contêineres e por tonelagem de cargas, o Porto de Santos, localizado na costa do Estado de São Paulo, também é o 43º maior porto do mundo por movimentação de contêineres, de acordo com o ranking da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) de 2020, sendo o mais movimentado da América Latina.

De janeiro a agosto de 2021, foi registrado o fluxo de contêineres de 3,2 milhões TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o que significa um aumento de 20% em comparação com o mesmo período de 2020. Segundo a Santos Port Authority (SPA), foram 408 mil TEU somente em agosto, 26,2% em relação a igual período do ano passado. Em cargas, o balanço de contêineres revela que o Porto de Santos alcançou 101 milhões de toneladas, um salto de 3,1%.

Para Roberto Veiga, Diretor de Atendimento e Inovação da Costa Brasil, operadora de transporte multimodal que tem como principal porto de origem dos negócios o Porto de Santos, expedindo mais de 50 mil toneladas de carga (cerca de 4,8 mil TEU) por ano, é importante ressaltar que “muitos dos bens e produtos movimentados são de necessidade básica, como alimentos e medicamentos, ou seja, historicamente não sofrem com crises e não sofreram devido à pandemia”.

Veiga diz ainda que, com esse acréscimo, é possível que a taxa de novas contratações no setor cresça proporcionalmente: “uma parte desse crescimento na movimentação de carga deve-se a novas empresas e terminais que se instalaram em Santos”.

Sobre a transformação digital ter sido um dos fatores de desenvolvimento da logística em 2021, Murillo Sperandio, Diretor Comercial e Operacional da Costa Brasil, afirma que “a aceleração digital foi marco divisório no segmento de logística, pois a digitalização de toda a cadeia gerou maior confiabilidade e celeridade no processo e catapultou todas as operações a níveis inovadores”. Isso quer dizer que todas as empresas que passaram a enxergar a logística de informações como um negócio-acessório de suas atividades e que acreditam na tecnologia como item obrigatório nas operações estão avançando em território e ganhando o mercado.

Continuidade na digitalização, inserção de tecnologia no processo, otimização e atendimento personalizado para os clientes são os próximos passos para que essa onda de crescimento continue em movimento, na opinião de Sperandio. Para ele, “a pandemia demonstrou o valor da logística para todos os setores, assim como para toda a sociedade de um modo geral”.

Fonte: Portal Terra.

Compartilhe:

Veja também

A imagem mostra uma mulher, vestida com uniforme e equipamentos de segurança, ela está com um rádio portátil enquanto segura também uma prancheta. Ela está em um ambiente portuário, com containers empilhados ao fundo.
Dia Internacional da Mulher no Mar é instituído
Entre os dias 08 e 12 de novembro, quando o seu conselho foi reunido, a Organização Marítima Internacional...
VER NOTÍCIA COMPLETA
Imagem destacando a importância da pontualidade na logística de entregas, enfatizando como a entrega no prazo é crucial para a satisfação do cliente e a eficiência operacional.
Pontualidade na logística de entregas: qual a importância?
De acordo com declaração de 2020 do Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor), o atraso...
VER NOTÍCIA COMPLETA
Imagem ilustrativa sobre economia circular, mostrando um ciclo contínuo de produção e consumo.
Economia Circular é modelo de sustentabilidade na operação multimodal
O desgaste e a exploração excessiva de recursos naturais e suas consequências climáticas são pautas consideradas...
VER NOTÍCIA COMPLETA